Regional de Categorias de Base iniciará em 1º de setembro

Na última quinta-feira, dia 5 de julho, a Diretoria da Liga Imbitubense de Futebol através de seu Presidente Júlio César Magalhães, esteve reunido com os clubes interessados na disputa da 5ª Edição do Campeonato Regional de Categorias de Base.

Estiveram presentes na reunião representantes do Atlético Clube Imbituba, do Projeto Tigrinhos de Garopaba e do AA Real Ferraz também de Garopaba. Também confirmaram presença na competição, mas não enviaram representantes a reunião as seguintes equipes: Estrela Azul e União de Santo Amaro da Imperatriz, CFA Manchister de Palhoça e Escolinha do Zuco de Capivari de Baixo. As equipes da CME Paulo Lopes,  Escola do Atleta de Imaruí, EC Gramense de Garopaba e Escolinha da Divinéia de Imbituba foram convidadas, mas não compareceram e não confirmaram participação na competição.

Na reunião do Conselho Técnico a LIF definiu o dia 1º de setembro de 2018, como data de início da competição. A competição será disputada em três categorias: Pré mirim (Sub-11), Mirim (Sub-13) e Infantil (Sub-15). A LIF também definiu as fórmulas de disputas:

  1. Com até 7 equipes participantes: todas se enfrentam em turno único, avançando as quatro melhores a segunda fase. Na segunda fase ou semifinais, as equipes jogam em partida única, eliminatória, onde o melhor colocado da primeira fase terá a vantagem do empate, para definir o classificado a terceira fase. Na terceira fase ou final, também em partida única, nenhuma das equipes terão vantagem, quem vencer levanta a taça, em caso de empate a decisão será nos pênaltis.
  2. Com 8 ou mais equipes participantes: as equipes serão divididas em dois grupos na primeira fase, jogando um grupo contra o outro (no caso de 8 ou 9 equipes) ou jogando dentro do grupo (no caso de 10 equipes). Avançando os dois melhores colocados por grupo a segunda fase. Na segunda fase ou semifinais, as equipes jogam em partida única, eliminatória, onde o melhor colocado da primeira fase terá a vantagem do empate, para definir o classificado a terceira fase. Na terceira fase ou final, também em partida única, nenhuma das equipes terão vantagem, quem vencer levanta a taça, em caso de empate a decisão será nos pênaltis.

HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO
O Campeonato de Categorias de Base teve sua primeira edição em 2014, foi organizado e gerenciado pela Liga Imbitubense de Futebol com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba. Disputaram a competição 6 (seis) equipes, sendo elas: 2 (duas) de Imbituba (Paes Leme e Vila Nova), 2 (duas) de Garopaba (G7 e Gramense) 1 (uma) de Paulo Lopes (Penharol) e 1 (uma) de Imaruí (CEDEN). A competição que teve início em 23 de agosto de 2014, encerrou-se no dia 1º de novembro do mesmo ano e, contou com a participação de 450 (quatrocentos e cinquenta) atletas divididos em três categorias: pré mirim, mirim e infantil. Os campeões foram: G7 na categoria pré mirim; e o Vila Nova nas categorias mirim e infantil.

Na edição 2015, a competição ocorreu entre os meses de agosto e dezembro, sendo disputada por 6 (seis) equipes, sendo elas: Grêmio (Paulo Lopes), CME Paulo Lopes, Vila Nova (Imbituba), CEDEN (Imaruí), Gramense (Garopaba) e G7 (Garopaba). Disputaram a competição cerca de 500 (quinhentos) atletas divididos em três categorias: pré mirim, mirim e infantil. Os campeões foram: G7 nas categorias pré mirim e mirim; e o Vila Nova na categoria infantil.

Em 2016 a competição obteve um recorde de equipes participantes, totalizando 9 (nove) participantes, são eles: Vila Nova e Paes Leme de Imbituba; Gramense, Tigrinhos e Morrinhos de Garopaba; Grêmio e CME Paulo Lopes de Paulo Lopes; Escola do Atleta de Imaruí; União de Santo Amaro da Imperatriz. A competição iniciou em 17 de setembro, tendo encerramento no dia 26 de novembro. Disputaram as partidas cerca de 625 atletas, divididos nas três categorias: Pré mirim (atletas até os 11 anos), Mirim (atletas entre 12 e 13 anos) e Infantil (atletas entre 14 e 15 anos). Na categoria Pré mirim, o União sagrou-se campeão. Nas categorias Mirim e Infantil, o Tigrinhos da cidade de Garopaba levantou os troféus.

Em 2017 a competição contou com a participação de seis (6) equipes, da região sul e grande Florianópolis, são elas: Vila Nova (Imbituba), EC Gramense de Garopaba, Projeto Tigrinhos de Garopaba, CME Paulo Lopes, CFA Manchister de Palhoça e o União de Santo Amaro da Imperatriz. A competição iniciou em 26 de agosto, sendo encerrada em 28 de outubro. Disputaram a competição aproximadamente 450 atletas entre os 10 e 15 anos. O CFA Manchister de Palhoça, foi o Grande campeão da competição, pois venceu as finais das três categorias (Sub-11, Sub-13 e Sub-15).

Nas edições de 2015, 2016 e 2018 as competições foram realizadas com recursos adquiridos através do PROESPORTE (Programa de Incentivo ao Esporte do Município de Imbituba).